sábado, 22 de dezembro de 2012

Vencedores do troféu NÓIA comemoram na última noite de Festival

A grande presença do público coroou a noite de encerramento do NÓIA – Festival de Cinema Universitário. O quarto e último dia do Festival foi marcado, como não poderia deixar de ser, pela exibição de mais curtas-metragens, "As Distrações de Ivan" e "Engano", ambos do homenageado da noite o cineasta carioca Cavi Borges. Além deles tivemos o lançamento oficial do filme "A Paranóia",  do diretor Ernani Paiva, que só pelo nome já teve tudo a ver com o Festival.

O cerimonialista improvisado e coordenador geral do evento Junior Ratts abriu o último dia de NÓIA falando sobre a sua tristeza por estar terminado mais um Festival e sobre a dificuldade do seu novo papel de cerimonialista. “Infelizmente chega ao fim o 11º Festival NÓIA de Cinema Universitário... E confesso que é muito difícil escrever e apresentar uma cerimônia”. Mas logo Ratts se recompôs e agradeceu a enorme participação do público, a equipe, os colaboradores, patrocinadores, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado - SECULT, – que apóia o evento desde a sua segunda edição e recebeu um Prêmio de Agradecimento dado ao Secretário de Cultura, o professor Francisco Pinheiro. Agradeceu também ao apoio do Governo Federal.

Além do Prêmio foi entregue um certificado de agradecimento ao diretor da Casa Amarela Wolney Oliveira. E de acordo com Ratts, o Festival este ano cumpriu o seu papel de “democratizar o cinema universitário” e demonstrar que “paranóias criativas podem se transformar em excelentes filmes”. Quem também subiu ao palco foi o facilitador da Oficina de Animação Josimário Façanha “Boa noite, eu não esperava subir ao palco. A oficina foi bem legal juntamente com a turma, e dentro da oficina nós conseguimos produzir uma animação de 1 minuto”. O produto foi exibido e aplaudido pelo público presente.
Cavi Borges, um dos homenageados do Festival NÓIA


Antes de chamar ao palco o homenageado da noite, Cavi Borges, o cerimonial falou um pouco sobre a sua vida, a sua carreira, sobre a Cavideos, e o seu projeto atual – um documentário sobre os 10 anos do filme Cidade de Deus. Cavi salienta que gostou muito do Festival "é um turma nova que está fazendo cinema, e um cinema de altíssimo nível. Sabe! Eu fique impressionado com a qualidade dos filmes, por ser um festival universitário, eu imaginei que era um pessoal que estava começando e que poderiam perder um pouco em qualidade, mas pelo contrário, até na hora de nós selecionarmos os melhores foi muito difícil, pois tinham muitos filmes bons! E eu me surpreendi, há muito tempo que não ia a um festival universitário... e foi
bem legal, deu pra perceber a evolução do cinema universitário e principalmente do cinema aqui no Ceará”.

Leonardo Mouramateus vencedor do Melhor Filme Juri Oficial
Os premiados da 11º Mostra Competitiva Nacional de Cinema Universitário foram: Melhor Filme – Júri Oficial, "Mauro em Caiena", de Leonardo Mouramateus; Melhor Filme – Júri Popular, "Não Vá se Perder", de Vanessa Pinheiro; Melhor Direção, Leonardo Mouramateus por "Mauro em Caiena"; Melhor Roteiro, Diego Benevides e Vanessa Pinheiro por "Não Vá se Perder"; Melhor Trilha Sonora, "Celeiro de Seleiros" de Renato Fernandes; Melhor Montagem, Lucas Mendonça por "Os Grilos do Sul Gritam Aurora"; Melhor Fotografia, Gabriel Barella por "Quando o Céu Desce ao Chão"; Melhor Direção de Arte, Felipe Meluard por “Através”; Melhor Atriz, Ina de Carvalho por “Irene” e Melhor Ator, Vitor Mayer por “As Heranças”.

Além dos 10 prêmios, foram concedidos um Prêmio Especial do Júri Oficial para Andressa Back pelo seu curta-metragem "100.000" e uma Menção Honrosa para o filme "Dique", de Adalberto Oliveira, pela edição de som. Totalizando as 12 premiações da noite. Segundo a premiada Andressa Back “o festival esse ano
foi muito diverso, acho que a curadoria escolheu filmes muito diferentes, foi bem eclética e conseguiu refletir um pouco sobre a produção contemporânea. Eu achei bem legal”. Para os jurados, o que marcou a 11º Edição do NÓIA foi o altíssimo nível das produções universitárias.

Depois da Cerimônia de Premiação o Festival foi encerrado com um excelente coquetel, animado pelo DJ Bandit Dubwise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário