sábado, 15 de dezembro de 2012

Festival NÓIA começa nesta terça (18)


Começa nesta terça (18) e segue até o próximo dia 21 de dezembro, no cinema do Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a 11ª edição do NÓIA - Festival de Cinema Universitário. O evento reúne 19 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem na XI Mostra Nacional de Cinema Universitário. Também serão exibidas produções dos diretores Bertrand Lira e Cavi Borges, homenageados do Festival.

Na noite de estreia, dia 18, às 19h, acontece a abertura oficial do evento com a exibição dos filmes “O Diário de Márcia” e “Senhor de Engenho”, produções do diretor paraibano Bertrand Lira, um dos homenageados do Festival NÓIA. Bertrand é professor efetivo do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de coordenar o Grupo de Estudos, pesquisa e Produção em Audiovisual (Geppau). Após a exibição dos filmes e da entrega de um troféu especial ao homenageado, será iniciada a Mostra Competitiva de Cinema Universitário.

A Mostra continua nos dias 19 e 20, sempre a partir das 19h. Ao todo, foram recebidas 119 inscrições. Deste total, foram selecionados 19 curtas provenientes dos estados do Ceará (06), São Paulo (05), Rio Grande do Sul (03), Pernambuco (02), Rio de Janeiro (02) e Bahia (01). A seleção ficou sob a responsabilidade do realizador audiovisual e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, Júlio Figueroa, da pesquisadora em audiovisual Camile Queiroz e do diretor e documentarista Ives Albuquerque. Os selecionados para Mostra concorrem ao troféu NÓIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Prêmio da Crítica), Melhor Direção, Roteiro, Edição, Som, Fotografia e Ator e Atriz.

Dentro de uma proposta de formação, o Festival NÓIA oferece ainda três oficinas: produção de TV, Cinema ao Vivo e Cinema de Animação. As oficinas acontecem na Vila das Artes e Casa Amarela no período de 18 a 20 de novembro, das 14h às 18h.

A cerimônia de premiação do Festival está marcada para o dia 21, às 19h, no Cine Benjamin Abrahão. Antes do anúncio dos vencedores, os participantes conferem o lançamento do filme “A Paranóia”, do cearense Ernani Paiva. Na sequência, haverá a exibição dos filmes do produtor e diretor carioca Cavi Borges "As Distrações de Ivan" e "Engano". Cavi Borges é um dos homenageados da 11ª edição do NÓIA. Ao longo da sua trajetória profissional fundou a Cavideo, locadora especializada em filmes de arte e referência dos cinéfilos. Após a exibição dos filmes, o diretor irá debater com os participantes questões peculiares aos seus trabalhos cinematográficos e assuntos pertinentes à produção de filmes no Brasil.
Todas as atividades do Festival são gratuitas e abertas ao público em geral. Após a premiação, acontece um coquetel de encerramento nas dependências da Casa Amarela ao som do DJ Bandit Dubwise (Av. da Universidade, 2591).

O Festival NÓIA é uma realização da Academia de Ciência e Artes (ACARTES), uma organização da Propono Consultoria Executiva. O evento tem o patrocínio da Coelce, o apoio da Via de Acesso a Arte e Cultura (VAAC), da 1Bando Comunicação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Festival conta ainda com o apoio cultural da Vila das Artes, da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretária de Cultura (Secult) e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Minc), da Secretária do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Mais informações: Luana Amorim, (85) 8836.5570 e Carol Brito (85) 9973.8722 assessoras de comunicação do Festival NÓIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário