quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Festival inova e realiza debate on line com diretores

Camile Queiroz, coordenadora de audiovisual do NÓIA
Em entrevista, a coordenadora de audiovisual do Festival NÓIA, Camile Queiroz, falou sobre as inovações trazidas este ano  para o Festival: o debate por meio de video-conferência. De acordo com Camile, como havia muitos diretores de fora, 13 no total, o Festival decidiu que eles deveriam participar de alguma maneira, para não deixar nenhuma possível lacuna. Então, além de estar exibindo todo o Festival ao vivo para todo o Brasil e para o mundo através do streaming, a coordenação resolveu incluir o debate on line com os diretores que não puderam comparecer ao evento.

Diretores participam de debate
"Ao final de cada dia os diretores que não puderam comparecer podem responder as perguntas do público, ao vivo, em suas casas, por meio da vídeo-conferência. E os diretores que estiverem na plateia também poderão interagir com o público e com os outros diretores que estiverem on line", comemora Camile.

Camile também falou sobre o número total de inscrições e comemorou a qualidade das produções que estão concorrendo na 11ª edição do NÓIA “foram 119 inscrições de curtas-metragens de todos os estados do Brasil, o que tornou o processo de seleção bastante difícil e árduo devido à altíssima qualidade dos filmes, mas tínhamos de escolher um limite. Então, foram três selecionadores oficiais, eu, Julio Figueroa e Ives Albuquerque, nós tivemos muitas discussões, debates para analisar os filmes", reforça.

Ainda de acordo com Camile, os curtas foram escolhidos não só pelo seu aspecto técnico, mas pela proposta apresentada, a originalidade, a relevância do argumento, priorizando o roteiro, já que é um festival universitário que abriga qualquer tipo de formato. Após muitos debates os selecionadores chegaram a 19 filmes, "sendo seis do Ceará, cinco de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, um da Bahia, dois de Pernambuco e três do Rio Grande do Sul.” O que demonstra a diversidade e a versatilidade a que se propõem o Festival dentro das três categorias maiores do cinema que é a ficção, o documentário e a animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário